Os discos da semana #101 (12/02 a 18/02)

Salve, discólatra!

Esses são os 8 álbuns/EPs e 12 singles que mais escutamos nos últimos dias aqui na redação do DCV!

Não deixe de seguir a nossa playlist de lançamentos, ela é atualizada semanalmente por Jônatas Marques e Vitor Silveira. A capa é de William de Abreu. Bora conferir?


Entre álbuns, EPs e singles, alguns destaques da curadoria:

Dazluz – Se Acabar? (single) por Vitor Silveira

Um groove lo-fi apocalíptico, é assim que Kevin Brezolin, a pessoa por trás de Dazluz, define o single Se Acabar?. Kevin e também criador do selo Tal & Tal Records, um selo focado em música caseira, e também um dos selos mais interessantes que surgiram nos últimos tempos, se eu fosse você ficaria de olho nas redes dessa galera!

Fazendo ligação entre hoje e a gripe espanhola de 1922, o single traz um sample de Carmem Miranda e uma reportagem sobre o “relógio do fim do mundo”, criado em 1947 para simbolizar a iminência de um cataclismo planetário. Desde 2020, o relógio está a 100 segundos da badalada final, sem observar qualquer melhora.

O single, que conta com um videoclipe feito em casa, anuncia uma série de lançamentos que antecedem o álbum “Superlixo Deluxe”, com 22 duas faixas divididas em dois volumes, mostrando a criatividade e a brincadeira de Dazluz em diferentes gêneros e estilos musicais.


Joyce – Feminina (single) por Vitor Silveira

Quem aí lembra da clássica canção Feminina, lançada por Joyce no igualmente clássico álbum Feminina de 1980, disco que a cantora confidenciou na 9ª edição do nosso podcast, lá em dezembro de 2019, que considera como o mais importante da carreira, e que naquela altura gostaria de ver reeditado em vinil?

Pois então, o álbum Feminina ainda não veio aí, mas o single com a edição completa da canção que dá nome ao disco veio a público! A versão, com 11 minutos e 25 segundos de duração, faz parte de Natureza, gravado com o lendário Claus Ogerman em 1977 e segue ainda inédito.

O single será lançado pela Far Out Recordings no dia 23 de abril – durante a Record Store Day 2022 – em um vinil 12’’, do lado A com a versão completa da música e do lado B com uma entrevista que Joe Davis fez com a Joyce em novembro de 2021.


V/A – BarKino presents: On Your Own Cover (Volume 8) por Vitor Silveira

BarKino é um programa de rádio quinzenal apresentado e produzido por Pedro Montenegro na Soho Radio (Londres), focado em novas produções da música brasileira. Não tem como rolar uma identificação de cara aqui na redação do Disconversa, né? Se for procurar direitinho as outras 7 edições dessa coletânea desfilaram aqui pelo site. As 10 músicas dessa edição estão nos episódios BarKino #63 (06/12/2021), BarKino #65 (03/01/2022) e BarKino #67 (31/01/2022). Você vai encontrar:

Gabriel Mayall interpretando Gilberto Gil; LuvBugs interpretando Supercordas; Eduardo Manso interpretando Olho Seco; Lumanzin & Cravinhos interpretando Paulinho Tapajós & Marcello Lessa; Helena Cruz & Luís Cunha interpretando Pedro Santos; Greco interpretando Odair José; Löis Lancaster interpretando Replicantes; Gary Corben interpretando Sérgio Sampaio; Emma Platais & Iara Ferreira interpretando Teresa Cristina; goldenloki feat. Marina Nemesio interpretando João Donato.

Assim como as edições passadas, toda renda gerada com a venda da coletânea e de suas faixas vai direto para o Audio Rebel, um dos mais importantes espaços de música do Rio de Janeiro, que ficou fechado por muito tempo por causa da pandemia. E que aliás, dia dia 19/03 recebe show do Espacialrias, a banda do nosso Jônatas Marques!


Leia a bula:

Álbuns e EPs
1. Cornucópia Desvairada – SALIVA
2. Juliah – Nunchi
3. MASM – MOTELWAVE
4. Monte Imerso – Marthe Sessions
5. Ronie Mesquita – Ronie & Central Do Brasil
6. Sérgio Wong – MÍDIA
7. Surra de Rima – Faz a Linha (Remixes)
8. V/A – BarKino presents: On Your Own Cover (Volume 8)

Singles
1. Ava Rocha, Saskia & Iara Rennó – Papais Panacas
2. Bizibeize – Não é Pra Você
3. Dazluz – Se Acabar?
4. Dramón – [existir] = Performar Selvagem
5. Gui Flowerz – lucky strike
6. Joyce – Feminina
7. Kristal Werner – Me Deixa Ir.
8. Luan Bates – One Kiss
9. Luna – Cinza e Sol
10. Nativos MC’s – Sou Kuikuro (parte 2)
11. O Grito – Estrela Vermelha
12. Vitrola Sintética & Josyara – Lamento Urbano


Continue usando máscara e, sempre que possível, mantenha o isolamento social. Vá vacinar quando for a sua vez e não ouça o atual presidente.

Aquele abraço e até semana que vem!

Vitor Silveira
Últimos posts por Vitor Silveira (exibir todos)

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.

Deixe um comentário