Os discos da semana #102 (19/02 a 25/02)

Salve, discólatra!

Esses são os 9 álbuns/EPs e 11 singles que mais escutamos nos últimos dias aqui na redação do DCV!

Não deixe de seguir a nossa playlist de lançamentos, ela é atualizada semanalmente por Jônatas Marques e Vitor Silveira. A capa é de William de Abreu. Bora conferir?


Entre álbuns, EPs e singles, alguns destaques da curadoria:

Dante Augusto – speed dune tracker (single) por Vitor Silveira

Lançado pelo Hominis Canidae REC, selo digital e produtora do blog de música brasileira Hominis Canidae – e aqui cabe o parêntese, um dos blogs que influenciam o ideal do que é o Disconversa desde antes mesmo de existir a ideia de qualquer embrião do que somos hoje -, speed dune tracker é um single onde Dante Augusto passa por diversos momentos da sua vida como artista, mas principalmente na liberdade criativa do álbum Samadhi, resgatado e relançado via streamings em 2020 também via Hominis Canidae REC.

Dante integrou bandas como Calistoga, Fukai, Seigan, The Sinks, Potyguara Bardo e vários outros projetos, atualmente faz parte do projeto Sample Hate e toca o estúdio e o selo Seno.

É uma faixa onde eu exploro técnicas de sample em loopings de playback. Criei um looping a partir dos fragmentos de samples e acabo criando acordes com as notas que surgem destes samples”, comenta Dante Augusto sobre o processo criativo. “A bateria entrou mais na onda do breakcore, o Drum and bass mais rápido. A ideia é fazer uma música eletrônica desconstruindo as regras da música”, complementa.


hoovaranas – Alvorada por Jônatas Marques

Alvorada é como aquele filme clássico que você precisa ver mais de uma vez para pescar tudo que há nele, e a cada novo play você descobre algo diferente. É uma obra tão completa e recheada de elementos que naturalmente desperta a curiosidade de quem são e como os hoovaranas pensam música. Math Rock, Jazz, Rock Progressivo e Shoegaze são gêneros perceptíveis nas 10 faixas de Alvorada – e é incrível como isso tudo se mistura – mas ainda é desconhecido o fator que faz deste álbum o que ele é.

O mais próximo de um palpite que consigo chegar é: a junção de tudo ao redor da hoovaranas. O instrumental que mescla a todo momento o agente principal da canção; a forma como Eric, Rehael e Jorge pensam a música e quanto acreditam no seu som; a produção impecável e cuidadosa de seus trabalhos; e um entrosamento do trio que transparece ir além da música.

Depois de Poluição Sonora (2019) e do EP Isolamento (2020), Alvorada se mostra como o disco que confirma que hoovaranas é a “próxima grande banda independente brasileira”. O novo álbum vem acompanhado do clipe e uma apresentação ao vivo do single Coragem.


Zarro – Phone Dump por Vitor Silveira

Formada por dois irmãos, Zarro é um duo de São José dos Campos (SP) que une composições dramáticas de Daniella Zarro (vocal e guitarra base) aos riffs peculiares de Gabriel Zarro (guitarra solo).

Depois de estrear com 3 singles lançados entre 2019 e 2021, isolados pela pandemia e sem a possibilidade de entrar em estúdio, a dupla lança o EP Phone Dump gravado à distância e pelo celular.

Sonoramente, as canções me levaram para os mesmos lugares que bandas como Yo La Tengo e Slowdive me levam, aquela massagem cerebral que só camadas de reverb são capazes de fazer. Por aqui estamos ansiosos pelos próximos lançamentos dos irmãos Zarro!


Leia a bula:

Álbuns e EPs
1. Bia e os Becks – Marthe Sessions
2. hoovaranas – Alvorada
3. Isabella Bretz, Rodrigo Lana & Jackson Abacatu – pequenezas
4. Leo Fazio – Paranoia
5. mevoi – Seja Lá o Que Isso Seja
6. Mú Carvalho – Trem das Cores – Mú Carvalho interpreta Caetano
7. Varanda – Ode ao Infinito
8. Wado – Wado e o Bloco dos Bairros Distantes em: o Disco Mais Feliz do Mundo, Vol. 1
9. Zarro – Phone Dump

Singles
1. BELA – banjo com agogô
2. Cesar Bouli – Vale a Pena
3. Daniel Kowalski – Peaceful Light / Next Dimension / Old Harbor
4. Dante Augusto – speed dune tracker
5. gardre – interlúdio
6. SANTIAGØ – Body Music
7. Siba – A Turma Tá Subindo
8. Taslim & Luiza Nobel – Anastácia (Mimoso Remix)
9. Videnti – Essa Noite Baby
10. WRY & Bonifratre – Campo Profundo (Bonifrate Version)
11. Yannick Hara – A Mente Mente Numa Mente Doente


Continue usando máscara e, sempre que possível, mantenha o isolamento social. Vá vacinar quando for a sua vez e não ouça o atual presidente.

Aquele abraço e até semana que vem!

Vitor Silveira
Últimos posts por Vitor Silveira (exibir todos)

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.

Deixe um comentário