Os discos da semana #110 (16/04 a 22/04)

Salve, discólatra!

Esses são os 9 álbuns/EPs e 11 singles que mais escutamos nos últimos dias aqui na redação do DCV!

Não deixe de seguir a nossa playlist de lançamentos, ela é atualizada semanalmente por Jônatas Marques e Vitor Silveira. A capa é de William de Abreu. Bora conferir?


Entre álbuns, EPs e singles, alguns destaques da curadoria:

Luma Schiavon – Calmaria (single)

Após trabalhar ativamente em seu primeiro EP autoral “Minha Lucidez É Minha Ruína”, Luma Schiavon retorna com novo single intitulado “Calmaria”. A canção traz uma sonoridade indie pop carregada por elementos eletrônicos, cravando uma nova faceta da artista, que se aventura também como intérprete nesse novo trabalho, em uma parceria inédita em sua carreira. Após uma estreia totalmente autoral e quase solitária, Luma Schiavon mergulha em um momento ainda mais plural, onde interpreta uma canção composta e produzida em parceria com o produtor e compositor paulistano Matheus Saretti.

Calmaria foi um descarrego criativo. Poucas vezes na vida, creio eu, um compositor pode dizer que a música apareceu ali para ele, quase pronta, faltando só ser esculpida. Foi uma das únicas vezes que aconteceu comigo e, quando eu escrevi, sabia que ela seria da Luma. A delicadeza, a fluidez, as nuances: ela nasceu pronta pra atmosfera da Luma.” pontua Matheus.

Assista aqui ao clipe.


Grisa – Caos // Mar Aberto

Grisa – que você já deve conhecer da coluna Grisa entrevista – apresenta ao mundo seu mais novo trabalho: o EP “Caos // Mar Aberto“. As 4 faixas foram compostas e produzidas canções plenas de momentos e texturas sonoras experimentais, cada uma representando uma das diferentes fases do oceano.

“Eu sempre fui extremamente fascinada pelo mar, por seus infinitos cenários que se alteram constantemente, as cores e a dinâmica das águas… mas um acontecimento em 2019 me marcou muito mais do que eu imaginaria, que foi quando eu saltei em alto-mar. Estava no arquipélago “Paklinski otoci” (“Ilhas Infernais” em croata) e tive um choque ao perceber o que era de fato aquela imensidão a minha volta. Um sentimento de imensidão real, como se fosse o todo dentro de si mesmo… e eu pensei que o amor verdadeiro, se ele existisse, teria aquela mesma forma. Enquanto eu compus e produzi as músicas do EP, essa imagem voltava sem parar à minha mente.”

Grisa vinha trabalhando na criação, gravação e produção do EP em seu quarto desde setembro de2020. As baterias foram gravadas por Jow (Espacialrias, Urucum e Projeto Casulo) no Perus Improvisos Estúdio em São Paulo. Em junho de 2021, Grisa passou algumas semanas em Juiz de Fora (MG) no Canil Recs, onde finalizou a mixagem e masterização – com o produtor musical Everton Surerus. A arte da capa (por Grisa e Gustavo Baida) foi lançada durante a exposição de criptoarte FEMINU no MUSEU.XYZ, e se encontra no segundo andar deste museu virtual no metaverso Cryptovoxels.


V/A – Discografia Caipirópolis Volume 4

Quarto volume da coletânea do excelente Bus Ride Notes. A Discografia Caipirópolis se propõe a servir de vitrine para bandas do interior de SP. Nesse volume são são 17 bandas de hardcore, crossover e crust.

Você vai escutar Ação Terrorista, Antes da Queda, Apto Vulgar, Artigo DZ9?, Cäbrä, Causa, Consequência da Revolta, Deskraus, Hemattoma, Make it Stop, Nephillin, Poucas Ideias, PS-HC, Revel, Sociopata, Too Steps Back e War X Inside.


Leia a bula:

Álbuns e EPs
1. Deb and The Mentals – Babilônia
2. Felipe Parra – Estrela
3. Gab Ferreira – visions
4. Gabriel Aragão – Malhada Vermelha (Trilha Sonora Original do Filme)
5. Grisa – Caos // Mar Aberto
6. Inomináveis – Férias em Helsinki
7. Lunar Society Club – Lost Songs in Spacetime
8.Parteum – Ouro / Ouro
9. V/A – Discografia Caipirópolis Volume 4

Singles
1. Didier Guigue – Rio das Mortes
2. Duo Chipa – Sr. Salim
3. Ember Brick – Smoke Some Bricks
4. Gabriel França – Remédios
5. Gigi e a Fábrica Mágica – Eu quero coco
6. Hari Maia – Gravitational Attraction
7. Jaque da Silva – Como Disse Chico
8. Luma Schiavon – Calmaria
9. Odradek – Canary Wharf
10. Owerá – Resistir pra Existir
11. Zeferina & Tassia Reis – São Jorge Guerreiro (Dub)


Continue usando máscara e, sempre que possível, mantenha o isolamento social. Vá vacinar quando for a sua vez e não ouça o atual presidente.

Aquele abraço e até semana que vem!

Vitor Silveira
Últimos posts por Vitor Silveira (exibir todos)

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.

Deixe um comentário