Os discos da semana #95 (18/12 a 07/01)

Salve, discólatra!

Esses são os 10 álbuns/EPs e 10 singles que mais escutamos nos últimos dias aqui na redação do DCV!

Não deixe de seguir a nossa playlist de lançamentos, ela é atualizada semanalmente por Jônatas Marques e Vitor Silveira. A capa é de William de Abreu. Bora conferir?


KARTAS – LADO G foi lançado via Bandcamp, e por isso ficou de fora da playlist.


Entre álbuns, EPs e singles, alguns destaques da curadoria:

Crasso Sinestésico – Nublado por Vitor Silveira
De cara, já nas primeiras notas da música que abre o EP – a ótima Golem – me veio a cabeça bandas como Superguidis, Ludovic, Hüsker Dü e afins. E é esse o tom que dita o novo EP do duo de Bom Jesus Dos Perdões (SP). Com 2 álbuns, e outros 3 EPs já lançados, Crasso Sinestésico me soa como uma banda bem coesa, inclusive nos 4 nomes que participam da gravação (a saber: Sandro Garcia, Gabriel Reis, Rodrigo Paoli Garcia e Isaac Vieira). Uma das melhores descobertas da semana por aqui, que venham os próximos lançamentos!


Kalamaha – Nó Samsara por Jônatas Marques
Nó Samsara tem muitas das coisas que gosto em um álbum. Logo de cara, a inventividade é o que chama atenção na faixa Chinese Alarm Clock, com uma melodia “pouco convencional/padrão” e um mini solo de baixo no final. A música ainda encerra na mesma vibe de Raphaela, a faixa seguinte e a primeira com um vocal que vai além das spoke words. Na faixa 2 já percebemos elementos de percussão, o mesmo contrabaixo viajadão e uma psicodelia marcante do disco. Eu adorei essa mistura! A banda consegue dosar muito bem esses elementos diferentes, inclusive nas músicas que são mais ruídos/interlúdio com aquelas cantadas em uma melodia mais fácil do ouvinte prever. A faixa À Tarde é uma das músicas mais “pop” do álbum – e a minha favorita – evocando todas as características do roque triste com uma voz suave. Kalamaha é uma banda que nasceu em 2015, porém este é o primeiro álbum do grupo nas plataformas digitais (ótima estreia). Já estou no anseio de ver essa doideira toda ao vivo.


Entre os singles, destacamos:

André Gardel – Um dia antes (escute aqui) por Vitor Silveira
Vindo de uma sequência de mais 8 singles lançados entre 2020 e 2021, Um dia antes prepara terreno para o lançamento do primeiro EP da carreira de André Gardel, que ainda conta com mais 4 álbuns. A gravação conta com a participação de Miguel Barrenechea e do Duo Barrenechea, músicos oriundos da música brasileira de câmara criando um arranjo de música popular. O clipe (assista aqui), conta com a participação do ator e professor da UNIRIO multipremiado Ricardo Kosovski. Contei que eu também faço uma pontinha no clipe? #descubra


Leia a bula:

Álbuns e EPs
1. Adstringentes – Inconsciente Anedotal
2. Crasso Sinestésico – Nublado
3. Crizin da Z.O. – ALMA BRABA
4. Hugo dos Santos – Hugo dos Santos
5. Jalmy – MOVIMENTO
6. Júnior Cordeiro – Infinito Migrar
7. Kalamaha – Nó Samsara
8.KARTAS – LADO G
9. Táia – RENASÇO
10. Try 2 Experience – Broadway

Singles
1. andre L. R. mendes – Peixe Pequeno
2. André Gardel – Um dia antes
3. Anemoia Paranoia – Radioactive
4. Camurça – Orfeu
5. Delírio Escarlate – Além do Muro
6. Juvenil Silva – Na Medida do Possível
7. Lucas Brenelli – The Train
8. Luke Mello – Enough Time
9. Parteum – Cortexiphan #13
10. Rogério Skylab – vampiro


Continue usando máscara e, sempre que possível, mantenha o isolamento social. Vá vacinar quando for a sua vez e não ouça o atual presidente.

Aquele abraço e até semana que vem!

Vitor Silveira
Últimos posts por Vitor Silveira (exibir todos)

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.

One thought on “Os discos da semana #95 (18/12 a 07/01)

Deixe um comentário