Os discos da semana #97 (15/01 a 21/01)

Salve, discólatra!

Esses são os 10 álbuns/EPs e 10 singles que mais escutamos nos últimos dias aqui na redação do DCV!

Não deixe de seguir a nossa playlist de lançamentos, ela é atualizada semanalmente por Jônatas Marques e Vitor Silveira. A capa é de William de Abreu. Bora conferir?


Entre álbuns, EPs e singles, alguns destaques da curadoria:

Mundo Livre S/A – Walking Dead Folia (Sorria Você Teve Alta!) por Vitor Silveira
Esse é o Mundo Livre S/A mostrando porque depois de 27 anos de carreira ainda é uma das bandas mais relevantes desse país. Walking Dead Folia é um retrato do Brasil nesses pelo menos últimos 3 anos, a começar pela capa feita por Wendell Araújo (@wendellnarkedmi) – que aliás, fez barulho dias antes do lançamento do álbum. Até agora a melhor pedida do ano para lembrar e louvar o manifesto “Caranguejos com cérebro”, que completa 30 anos em julho deste ano!


Yuri Costa – Sem Medo por Jônatas Marques
Talvez eu seja suspeito para falar de Yuri Costa ou da rica cena independente carioca de música. Yuri está inserido nessa cena, tendo um trabalho solo mais acústico, um trabalho solo mais plugado intitulado como “maior fiasco” e fazendo parte do duo Real Engenho com João Autuori. Sem Medo faz parte da esfera voz e violão de Yuri, nesse trabalho o artista coloca muito de sua realidade pessoal em versos que parecem encaixar perfeitamente no timbre da voz de Yuri e combinam com o seu violão versátil. 

“abrindo um buraco olhei bem pro meio de mim e reuni num álbum as inseguranças, as dívidas ao banco, o cinema, gal costa, a marcha pro fim em que caminhamos, todos os misticismo, lacan, mário de sá carneiro, drummond, o pecado original, os sonhos duvidosos, imagens do fundo da mente”, citou Yuri em seu Instagram.
Apesar de pessoal e íntimo, me vi em muitas músicas de Yuri e repeti algumas várias vezes faixas como Fé na Sombra, Cinema e 13. Não há muito o que falar aqui, só aproveite para tirar um tempo e viajar com Yuri nessa expedição aberta que o artista criou sobre ele mesmo em Sem Medo.


Entre os singles, destacamos:

Jova – Primeiro Andar (ouça aqui) por Vitor Silveira
No primeiro lançamento do ano, Jova entrega uma releitura da canção que abre seu primeiro EP – o ótimo Músicas Para Ouvir Perdido Na Floresta, de 2020. Dessa vez Primeiro Andar ganha sintetizadores e ares de dream pop, antecipando o álbum de estreia do músico de Belford Roxo (RJ), previsto para o segundo semestre de 2021! O single é um lançamento via Mondé, um dos selos favoritos aqui do Disconversa.


Leia a bula:

Álbuns e EPs
1. Alex Sant’Anna – Encruzilhada
2. Caian – Paixão e outras drogas
3. Gloios – LIDE
4. Hari Maia – Duas Coxinhas (Original Soundtrack)
5. Josy.Anne – Mozamba
6. Lucas Caram – Dia Infinito
7. Mundo Livre S/A – Walking Dead Folia (Sorria Você Teve Alta!)
8. Sergiopí – Praeteritum
9. Vito Velasso – interminável dança dos sonhos
10. Yuri Costa – Sem Medo

Singles
1. Adriana Calcanhotto, Fran & Ubunto – Vumbora Amar
2. BELA – eu em tu, tu em mim
3. bucareste – Grande Aposta
4. CARU – Polpa
5. Jova – Primeiro Andar
6. Lulu Praxedes – Tempo Meu
7. Maíra Garrido & Juliana Linhares – Pode Amar
8.mevoi – Velho Normal
9. Olho da Cara – Doutor em Marte
10. Tucho – Ask Yourself


Continue usando máscara e, sempre que possível, mantenha o isolamento social. Vá vacinar quando for a sua vez e não ouça o atual presidente.

Aquele abraço e até semana que vem!

Vitor Silveira
Últimos posts por Vitor Silveira (exibir todos)

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.

Deixe um comentário