Matérias

Ratos do Beco lança “São Paulo, Setembro de 1978”, EP seminal do punk brasileiro, via Nada Nada Discos

Após 45 anos, Nada Nada Discos lança EP seminal do punk brasileiro em vinil e digital

Créditos: Reprodução

Uma das bandas pioneiras do punk brasileiro, a Ratos do Beco lança um cru e pesado registro em todas as plataformas de música e como um vinil de de 7” com a gravação de um ensaio. “São Paulo, Setembro de 1978” é um álbum histórico e inédito que chega junto de um encarte com um material jornalístico e fotográfico para contextualizar a cena da época.

Ouça “São Paulo, Setembro de 1978”: http://tratore.ffm.to/ratosdobeco 
Compre “São Paulo, Setembro de 1978”: https://www.nadanadadiscos.com 

Criada por Miguel Barella (Agentss, Voluntários da Pátria e Blue Beast), RH Jackson (parceiro de João Debruço no disco “Caracol”, parte do Low Key Hackers e produtor de importantes bandas como Ira!, Fellini e Ratos de Porão), Guilherme Xepa e Roberto Refinetti, todos ainda em tempo de escola, a Ratos do Beco surgiu antes de terem palcos disponíveis para o tipo de som que faziam e durou somente por 3 meses no fim de 1978.

Créditos: Reprodução

Por falta de locais para se apresentar, os ensaios do grupo se transformaram em shows. Sempre apareciam amigos interessados para ouvir a “música punk” – além dos curiosos ocupantes dos carros que paravam no farol em frente à garagem, onde a banda ensaiava com a porta estrategicamente aberta. Eles voltavam para ouvir a música de perto e perguntar que estilo era aquele.

Um desses ensaios foi gravado em fita de rolo, guardada por Barella, e se materializou neste vinil, quase 45 anos depois. O resultado é um  documento fiel e detalhado da estética e espírito de uma época. Traz quatro composições originais dos Ratos do Beco, um trecho de “Now I Wanna Sniff Some Glue” dos Ramones, e dá uma ideia do que poderiam ter sido os shows que não aconteceram.

Com digitalização no Estúdio MOSH e masterização para vinil no Reference Mastering Studio por Homero Lotito com orientação estética de Miguel Barella, o vinil ganha cópias limitadas e em alta qualidade via Polysom, com um lançamento do selo Nada Nada Discos.

Créditos: Reprodução

Ficha técnica
Miguel Barella: baixo 
RH Jackson: guitarra e vocal 
Roberto Refinetti: bateria 
Guilherme “Xepa” Junqueira: movimentos, caras e bocas 
Composições: RH e Miguel 
Arranjos: Ratos do Beco 
Gravação: Tuca Nemeth 
Fotos: Tuca Nemeth 
Arte: Mateus Mondini e Guilherme Godoy 
Texto: Alex Antunes 
Editora: Rocking Gorillas/ABRAMUS 
Masterizado por: Homero Lotito no Reference Mastering Studio

Siga Nada Nada Discos: https://www.instagram.com/nadanadadiscos/

Disconversa

Disconversa

O Disconversa é um projeto de produção de conteúdo sobre discos de vinil. Composto por pesquisadores e colecionadores do formato, o objetivo da iniciativa é levar informação até os amantes da música em 33 rotações.