Ajude a relançar o clássico “Bingo”, em vinil, da banda The Cigarettes!

Um pouco mais de 25 anos atrás – em 1997 – o selo midsummer madness lançava seu primeiro álbum em CD, o clássico “Bingo“, da banda carioca The Cigarettes, formada em 1994 por Marcelo Colares, guitarrista, vocalista e principal compositor do grupo.

O álbum de estreia da banda conta 16 músicas, arte de capa por Fábio L. (Second Come, Stellar), e foi gravado no estúdio Freezer (do Dodô e do Gustavo, da Pelvs).

Na época, foi um desafio técnico e financeiro para um pequeno selo prensar as 1000 cópias em CD – metade deles perdidos em Portugal, como conta a história muito bem documentada no zine encartado na coletânea “30 em 3” (compre aqui), lançada ano passado em comemoração aos 30 anos de midsummer.

Agora, em 2022, no já citado aniversário de 25 anos do “Bingo”, o selo quer encarar outro desafio: relançar “Bingo” em vinil! E você pode ajudar a viabilizar esse lançamento nesse link! O projeto de relançamento do álbum prevê a produção dos seguintes itens:

» Reedição do “Bingo” em vinil 12″ branco com capa gatefold (LP);
» Faixas extras que ficaram de fora da versão original serão lançadas pela primeira vez num 7″ (compacto em vinil);
» Nova mixagem e masterização (masterização por Alan Douches que já trabalhou com Fleetwood Mac, Olivia Tremor Control, Animal Collective, entre outros);
» Relançamento em CD com as artes originais de Fábio Leopoldino (Second Come, Stellar) e também no formato digital, ambas incluindo as faixas extras e nova masterização;
» Produção de 3 novos videoclipes;
» Fanzine impresso de 12 páginas.

Os vinis terão a tiragem limitada a 250 cópias, e os CDs 300 cópias. O LP (vinil 12″) será branco em capa gatefold com letras e o compacto 7″ será transparente com capa normal. As cores dos vinis ainda podem mudar de acordo com disponibilidade da fábrica. A imagem que ilustra esse post é meramente ilustrativa, avisa o selo.

A produção dos videoclipes será feita pelo coletivo de cinema baiano Avalanches. O primeiro deles, para “Annabel Lee” você já pode inclusive assistir acima. O projeto inclui a produção de outros dois videoclipes. O fanzine, editado por Marcelo Colares, com depoimentos de entusiastas do disco, muitas fotos, a maioria inéditas, curiosidades e histórias do atribulado processo de gravação.

A masterização da nova mixagem será do engenheiro de som norte-americano Alan Douches, responsável pelo brilho de gravações tão diversas quanto incríveis de nomes como Fleetwood Mac, Olivia Tremor Control e Animal Collective. Douches é também um dos nomes por trás do som cristalino de “Saturno Wins” (2017), último disco do Cigarettes lançado pela saudosa PUG Records.

Na nova mixagem e produção artística está Eduardo Ramos, habilidoso engenheiro de som que realizou um trabalho de restauração digno da Capela Sistina, e Marcelo Colares, que foi quem guardou as fitas onde o disco está gravado por 25 anos, além de dar alguns pitacos na nova mixagem.

A produção executiva está a cargo da midsummer madness, e a previsão de entrega das recompensas físicas (vinis, CDs, fanzine) é começo de 2023. Mas, a sua participação imediata já garante acesso a duas faixas masterizadas por Alan Douches, independente do sucesso da campanha de crowdfunding.

O lançamento digital da nova versão de “Bingo” para o público deve acontecer no final de novembro de 2023. Mas, você sendo um dos apoiadores, ao final do crowdfunding, caso consigam levantar o valor necessário (torcemos para que sim!) você receberá imediatamente e antes do lançamento oficial a versão digital do álbum, remixado, remasterizado e com as faixas extras.

Tá esperando o quê? Corre aqui pra ajudar a fazer esse projeto virar realidade: https://www.catarse.me/bingo25anos

Vitor Silveira
Últimos posts por Vitor Silveira (exibir todos)

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.