Matérias

Antifascismo, Nuestra América & HC latino-americano: ONDA ERRADA HC volta com o single Terra Arrasada

Em Terra Arrasa a Onda Errada é desobediência e insurgência sonora e lírica

por Gustavo Santos

Em meio a uma onda reacionária imersa na crise do capitalismo global, o rock se viu afetado como expressão musical de rebeldia juvenil mais impactante no século XX. Aparentemente esse gênero teria envelhecido mal se tornando música de senhores conservadores dos “bons costumes”. Sua origem negra e suas formas mais combativas, como o punk, e suas vertentes mais miscigenadas com pitadas afro como o funk e o ska, foram todas escamoteadas ao ponto de chegar aos punks de direita ou “punks filhos de empresário”, como já havia denunciado a Onda Errada em EP anterior.

A banda niteroiense pode ter esse nome pois certamente toma o rumo inverso ao cenário descrito acima. Em seu novo single “Terra Arrasada” o quinteto formado em 2018 por Jean Chactoura (vocal), Mateus Ferrari (guitarra/vocal), Gustavo Felix (guitarra/vocal), Vinícius Câmara (baixo/vocal) e Brayner Rodrigues (bateria) funda sua música em torno de três pilares: o antifascismo, dando a tonalidade combativa da música, a temática que nos insere na dinâmica Nuestra América tão pouco tratado no rock “colonizado” brasileiro e, ainda na toada latino-americana, o grupo se aproxima de uma expressão rockeira típica de nosso subcontinente: a fusão entre punk/hardcore e a música jamaicana.

O novo trabalho da Onda Errada, ao mesmo tempo que possibilita um resgate tanto da vertente 2 Tone quanto das linguagens mestiças do rock latino-americano, nos insere numa larga tradição própria de música rebelde de nossa região a que nos alijamos para buscar uma sintonia às modas anglo-americanas e se repagina incorporando elementos criativos que se mostravam desde o início da banda, como a nítida influência de Fugazi, possibilitando ao grupo explorar a sonoridade fechada do hardcore de forma mais livre e original.

Em Terra Arrasa a Onda Errada é desobediência e insurgência sonora e lírica, de forma indissociável guinando sua música a instrumento de luta com alta qualidade musical onde perpassam pela crônica do ecocídio da expansão agrícola do latifúndio, o extrativismo das mineradoras que se conjugam com o extermínio dos povos indígenas, o roubo de terras dos povos autóctones e campesinos, o assassinato de lideranças sociais e comunitárias e a destruição do meio ambiente como locomotiva da rapina imperialista e do aprofundamento da forma dependente de acumulação de capital ou do desenvolvimento do subdesenvolvimento.

Terra Arrasada, para além de demonstrar uma evolução musical e lírica da banda, assim como um refinamento da produção de Renan Carriço – que deixou equilibrada as guitarras aparentemente “praianas” de Mateus e Gustavo para ouvidos menos atentos, mas que soam mais como a lama do soterramento das famílias junto aos vocais violentos e simultaneamente nítidos de Jean – que passa a mensagem como despertar para o cenário de lutas em que nos situamos no atual momento brasileiro e nuestroamericano. Certamente, nessa cena uma nova música jovem e rebelde como a que traz a Onda Errada somará para despertar e formar consciências e apor-se na formação de novas modalidades de lutas e organização que correspondam a sofisticação e ao poderio do inimigo de classe.


Produzido por Onda Errada HC e Renan Carriço
Gravado por Renan Carriço no Estúdio Mata em Niterói
Mixado por Renan Carriço
Masterizado por Matheus Ullmann
Pré-produzido por Onda Errada HC
Capa por Denis Mello

YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCv7LQHwvURywxTHujLUNseA
FACEBOOK: https://www.facebook.com/ondaerradahc/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/ondaerradahc/
BANDCAMP: https://ondaerradahc.bandcamp.com/
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/4BcqLHGAmqDBCjnDo8HDyp
CONTATO: ondaerradahc@gmail.com

Disconversa

Disconversa

O Disconversa é um projeto de produção de conteúdo sobre discos de vinil. Composto por pesquisadores e colecionadores do formato, o objetivo da iniciativa é levar informação até os amantes da música em 33 rotações.