Matérias

Conheça “Mano a Mano” podcast original Spotify apresentado por Mano Brown

Divulgação

Mano Brown estreia hoje (26) o seu podcast de entrevistas Original Spotify Mano a Mano . Na última terça-feira (24), foi realizado uma coletiva de impressa onde o rapper e compositor paulista respondeu perguntas e comentou os processos de criação, motivações e explanações sobre a sua nova empreitada comunicativa.

A ideia do podcast surgiu durante a pandemia, em março de 2020, quando o rapper começou a ler e estudar para lidar com a ansiedade e falta de perspectiva do momento. Foi se aprofundando em assuntos que é de seu interesse como filosofia africana, politica e sociedade, teologia e outros. Ele comenta “durante a pandemia, em toda conversa com amigos eu acabava me empolgando e falando uma pá sobre esses assuntos que estava ali lendo, estudando. Aí começaram a falar ‘pô Brown, faz um podcast! Pra cê falar com mais gente e aprofundar isso’, então eu procurei meu filho, Jorge, e ele me deu uma força e apoio para criar o podcast.”

Quando perguntado sobre a relevância e a contribuição que o podcast traria para a sociedade, Brown não titubeou e mandou na lata: “no Brasil, a informação é negada, principalmente, para o povo afro. A ideia é apresentar conteúdos úteis que nem sempre chegam nas pessoas. É entretenimento, mas também vamos levar informação”.

Com episódios inéditos toda quinta, o Original Spotify Mano a Mano traz o cantor e compositor em um encontro “mano a mano” com personalidades de cenários do esporte à política, da música à religião. Karol Conká, Drauzio Varella, pastor Henrique Vieira, Vanderlei Luxemburgo e Fernando Holiday são alguns dos nomes confirmados. “O Mano a Mano é uma continuidade do que acontece no meu dia a dia. Eu não sou cercado apenas por pessoas que pensam como eu, então a gente conversa e debate. No podcast, não quero criar confronto de ideias, mas abrir uma possibilidade de diálogo”, comenta Mano Brown, que, quando anunciou o podcast, definiu os convidados como “diferentes, controversos, amados e odiados”.

A experiência de gravar um podcast tem sido desafiadora para ele. “É uma atividade em que não sou consagrado. Estou tendo que aprender comunicação, jornalismo. Parece simples quando você está vendo televisão, mas a condução das entrevistas são delicadas, assim como a maneira como você amarra os assuntos, como você mantém a conversa relevante sem perder o tempero”, ele avalia. “Se tem alguém que está aprendendo com essa experiência, essa pessoa sou eu. Mas estou bem assessorado por uma equipe black”, complementa, fazendo referências aos envolvidos na produção do podcast Original Spotify Mano a Mano, a exemplo da jornalista Semayat Oliveira.

O podcast Original Spotify Mano a Mano tem produção do Spotify em conjunto com as produtoras MugShot e Boogie Naipe e co-direção criativa da Agência GANA. Mano a Mano estreia hoje (26), grátis e somente no Spotify. Para acessar clique aqui.

Mano a Mano
Direção criativa: Agência GANA
Produção executiva: Renata Hilario, Gilvana Viana, Kaire Jorge e Eliane Dias
Produção: MugShot e Boogie Naipe
Produtoras: Jaque de Paula e Tainá Vieira
Consultoria jornalística: Semayat Oliveira
Direção: Arthur Abrami
Edição: Leandro Rodrigo e Henrique Oliveira
Música original: Bruno Zibordi, Francisco Reginato e Mauricio Herszkowicz
Identidade visual: Colletivo (arte) e Pedro Dimitrow (foto)

William de Abreu

William de Abreu

William “Tranzimbah” de Abreu tem 29 anos, é comunicólogo e DJ.⠀ Will é o cara que manja tudo de Black Music, um dicionário ambulante de quem sampleou quem nesse mundão sem fronteira. As misturas de música brasileira com rap e hip-hop são seus xodós.