1, 2, 3, 4!MatériasNotícias

1, 2, 3, 4! – Milton Nascimento, Belchior, Rogério Duprat e Legião Urbana

Créditos: Reprodução

Salve, salve, discólatras!! Em edição especial, o 1, 2, 3, 4! voltou. Afinal, nem todo dia é 26 de outubro, aniversário de Belchior e Milton Nascimento e também data do falecimento do maestro Rogério Duprat e do lançamento do álbum As Quatro Estações, do Legião Urbana.

Milton Nascimento – A Última Sessão de Música

Consagrado como uma das vozes mais poderosas da MPB, Milton Nascimento tem uma história de vida mágica, marcada pela amizade, pela música e por momentos que enchem os olhos de lágrimas. É preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre. Na data em que celebra seus 79 anos de vida, foi anunciado em seu Instagram que em 2022 ocorrerá a “Última Sessão de Música”, ao que tudo indica, uma turnê de despedida do artista dos palcos. Será imperdível.

Viver É Melhor Que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior

Créditos: Reprodução

Livro-reportagem e também um road book, “Viver É Melhor Que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior” é essencial para a história da música brasileira. O “sumiço” do cantor cearense se tornou um dos maiores mistérios para os fãs da MPB. Com a obra, Chris Fuscaldo e Marcelo Bortoloti se propuseram a responder a grande pergunta: Por que Belchior agiu assim? “Viver É Melhor Que Sonhar” traz grandes explicações sobre o que ocorreu com Belchior nos seus dez últimos anos de vida. O livro é riquíssimo tanto pela quantidade de informações quanto pela qualidade do texto. Os autores fizeram um trabalho imersivo em que visitaram diversos lugares em que o artista passou durante sua jornada, conversaram com amigos, familiares, parceiros e pessoas que esbarraram com o cantor em sua jornada.

Se você vier se perguntar por onde Belchior andou, aqui está a resposta.

Rogério DupratO Mago Tropicalista

Há exatos 15 anos falecia o maestro Rogério Duprat. Responsável não só pelos arranjos dos álbuns tropicalistas como também de canções de O Terço, Sá e Guarabyra, entre outros artistas. O músico é reconhecido por acrescentar à música popular seus arranjos eruditos e elementos experimentais. Anunciada ontem na coluna de Ancelmo Góes, uma biografia sobre o artista será lançada por Toninho Vaz, autor de livros sobre Luiz Melodia, Torquato Neto e Paulo Leminski. Em 2022 Rogério Duprat completaria 90 anos, momento que seria interessante também para uma uma reedição em vinil de A Banda Tropicalista do Duprat, disco lançado em 1968 e nunca reeditado no formato, cujas cópias originais são raras. Uma delas chegou a ser vendida por R$2.794 no Discogs.

As Quatro Estações da Legião Urbana

Entre a boa notícia do lançamento do livro “Renato, o Russo”, de Julliany Mucury, e a péssima do cancelamento da série sobre o Legião Urbana por parte da empresa administrada pelo herdeiro de Renato Russo, relembramos que em 26 de outubro de 1989 chegava às lojas As Quatro Estações. Colecionando sucessos como era de costume a cada lançamento do conjunto, o álbum traz “Há Tempos”, “Pais e Filhos”, “Monte Castelo” e “Meninos e Meninas”. Em apresentação no Programa Livre no ano de 1994, o líder da banda deu destaque a “1965 (Duas Tribos)”, canção que enfatizou por ter sido pouco comentada na mídia e que protesta contra a censura e a ditadura militar. Hoje, em que ainda querem transformar dignidade em doença, relembremos essa apresentação histórica. “É o bem contra o mal. E você de que lado está?”

Lucas Vieira

Lucas Vieira

Lucas Vieira é jornalista e editor do Disconversa. Além de colecionar discos gosta de videogames antigos e assistir os mesmos filmes mil vezes (em VHS).