1, 2, 3, 4! – Jorge Ben e Spike Lee, Acervo da NPR, Malcolm McLaren e Predominantly
Lembrei de uma foto muito importante para mim e resolvi compartilhar com vocês: Spike Lee segurando um CD (vamos abrir essa exceção) do Tábua de Esmeralda e Jorge Ben segurando um livro sobre o filme Do The Right Thing. Dois mestres, duas obras-primas. A foto linda está aí embaixo, mas antes, três coisas: Faça a coisa certa, assista o filme Do The Right Thing (1989) e ouça A Tábua de Esmeralda (1974)!
Tá sem ter o que o ouvir no seu isolamento social? Quer novidade mas não pode sair pra comprar seus LPs? Além de checar nosso guia de como as lojas estão vendendo discos durante a quarentena, você precisa conhecer o acervo que a National Public Radio disponibilizou. A rede de rádios estadunidense liberou os arquivos de áudio de mais de 100 apresentações realizadas entre os anos de 2005 e 2017 no 9:30 Club, um dos principais palcos do indie rock em Washington. Tem Sonic Youth, The Raconteurs, Black Keys, Arctic Monkeys e muito mais, confira aqui!
Depois de lançar o punk como moda na Inglaterra ao lado de sua então esposa, a estilista Viviane Eastwood, Malcolm McLaren se aventurou na World Music e lançou seu álbum Duck Rock (1983), sendo um dos primeiros a levar o som das ruas de Nova York para as paradas de sucesso inglesas. Uma versão bem interessante desse álbum feito em forma de programa de rádio, misturando faixas de ritmos regionais de vários países com hip hop, está disponivel na íntegra no YouTube. Trata-se de um VHS em que o conteúdo do vinil é transformado em vídeo, com cenas gravadas ao redor do globo com Malcolm devidamente acompanhado da The World Famous Supreme Team, The Ebonettes, Main Hilltoper Man e grande elenco. Para os colecionadores mais exigentes: uma cópia física, original, do VHS está disponível à venda no Discogs. O vendedor mora na Holanda e o preço é de R$443,35. Aceitamos de presente para o acervo do Disconversa.
P.S: O vídeo foi postado no canal Reel Black, especializado em cultura negra. Você deveria conhecer o conteúdo deles.
Olha que legal a premissa do site Predominant.ly: descobrir discos através das cores!! O site funciona da seguinte forma: você clica em uma cor e ele exibe vários LPs que tem predominantemente aquele tom em sua capa. Você ainda tem a opção de ouvir o álbum ao clicar na arte, compartilhar nas redes ou o que é mais legal: o Predominant.ly cria automaticamente uma playlist da cor que você escolheu no seu Spotify! A página foi criada pelo coletivo de designers Open Work e é uma ótima fonte de inspiração para quem trabalha no ramo. Além disso, é uma maneira nova e diferente de ouvir músicas de forma aleatória. Clique aqui para conhecer!
- Texuga lança EP com canções de “Escárnio e Maldizer” - 28 de julho de 2023
- Entrevista – O Grito fala sobre seu novo single, “Tá Todo Mundo Ficando Frito” - 21 de outubro de 2022
- Elifas Andreato, autor de capas históricas da MPB, morre aos 76 anos - 29 de março de 2022