DCV + Mentelab: 5 discos que misturam Rap e Rock por Cidadão Blindado
Em atividade desde 2004, o grupo Cidadão Blindado, formado por Cleyton Gurilla Viana (vocal), Renato Ratão (baixo), Mike Vitor (guitarra) e Heitor Miguel (bateria) tem a proposta de criar músicas com vertente rock e com influências de hip-hop e música brasileira.
Em depoimento ao Disconversa, a banda que está participando da nova temporada do Acústico Mentelab fala sobre discos que, através da mistura do rock com o rap, influenciaram a sonoridade e a forma da banda compor suas músicas. Confira!!
Judgement Night – OST (1993)
“Esse disco é uma trilha sonora de um filme contendo bandas de rock com bandas de rap . Uma verdadeira aula de pegada com swing trazendo misturas incríveis como : Helmet/House of pain , Faith no More/Boo Yaa Tribe , Living Collour/Cypress Hill, entre outros. As misturas soam vibrantes e dançantes ao mesmo tempo!”
P.O.D. – Satellite (2001)
“Lançado em 11de setembro de 2001 – o mesmo dia do ataque terrorista ao World Trade Center – o álbum Satellite mais parece uma coletânea dos maiores sucessos da banda. O disco conta com músicas como ‘Youth of Nation’ e ‘Boom’, além do maior sucesso comercial do grupo, o hino ‘Alive’, que possui uma letra que fala de fé e esperança.”
Charlie Brown Jr. – Preço Curto Prazo Longo (1999)
“Lançado em abril de 1.999 o disco trás a banda mais afiada do que nunca com petardos como ‘Zóio de Lula’ e ‘Não Deixe O Mar Te Engolir’! Num caldeirão musical que passeia pelo hardcore , rap , reggae e ska, a banda cria uma alquimia sonora e mostra um frescor sonoro e uma autenticidade impressionantes. Destaque para a canção ‘Confisco’, que abre o álbum.”
Linkin Park – Hybrid Theory (2000)
“O disco de estreia do Linkin Park apresenta um som que foi amplamente copiado no início dos anos 2000: a mistura de vocais rasgados, riffs pesados, scratches e vocais de rap. O título do álbum faz menção ao nome anterior da banda. Destaque para ‘In the End’, que talvez seja a música mais emblemática do grupo.”
Red Hot Chilli Peppers – Blood Sugar Sex Magik (1991)
“O quinto disco dos californianos produzidos pelo lendário Rick Rubin, trás uma banda mais madura e coesa com composições introspectivas como a balada ‘Under the Bridge’ e a swingada ‘Apache Rose Peacock’. O álbum ganha as graças do público pela grudenta ‘Give It Away’. Os vocais percussivos e os temas sexuais ainda permeiam a obra mas com uma proposta menos agressiva e mais palatável. O LP acaba de completar 30 anos.”
- [EXCLUSIVO] A experimentação instrumental de João Castellani encontra novos caminhos no álbum “Primeiramente” - 22 de junho de 2023
- Ratos do Beco lança “São Paulo, Setembro de 1978”, EP seminal do punk brasileiro, via Nada Nada Discos - 24 de março de 2023
- Projeto carioca NINGUÉM faz sambalanço psicodélico sobre conexões em “Fora do Alcance” - 18 de janeiro de 2023