Matérias

Mais de 20 anos depois, a trilha de Yu Yu Hakusho sairá no Brasil em vinil!

Se você viu Yu Yu Hakusho na TV Manchete, sabe que tem idade para ser cringe. Entretanto, também existe aquela nostalgia gostosa. Naquela época vivíamos, digamos assim, o segundo capítulo da invasão de animes no Brasil, junto a outros títulos como Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Sailor Moon e outros. Quando exibidos na telinha, muitos deles ganharam versões brasileiras de suas músicas de abertura e encerramento. No caso dos cavaleiros de Atena, o sucesso foi tanto que houve até um álbum com músicas originais baseadas na trama.

No caso de Yu Yu Hakusho, as versões das ótimas músicas japonesas, que eram originalmente executados por bandas e cantores de Pop e Rock, ganharam versões que perduram até hoje na mente dos fãs, mas nunca foi lançado uma compilação oficial com essas gravações. Isso até agora! Os artistas envolvidos nas versões da época se reuniram e lançaram, com o apoio e resgate feito junto ao site JBox que disponibilizou as músicas com clipes elaborados, o projeto “YuYu20 – Tributo Brasil Yu Yu Hakusho” no Catarse para lançar um álbum compilando as versões em vinil e CD com direito a live de lançamento.

Para isso, retrabalharam e regravaram as versões, inclusive trabalhando as segundas metades das músicas que originalmente não tinham versão em português, uma vez que apenas um trecho delas tocava na abertura e encerramentos. Essas versões foram lançadas antes em vídeos muito bem elaborados junto ao Jbox que também entrevistou os envolvidos no projeto. Dessa forma, Luigi Carneiro, a icônica voz a abertura “Sorriso Contagiante” (“Hohoemi No Bakudan”, de Matsuko Mawatari) retorna para o álbum, assim como também para quase todas as outras canções de encerramento, como “O Tempo” (“Homework ga Owaranai”, também de Matsuko Mawatari), “Amor à Deriva” (“Unbalance na Kiss wo Shite”, de Hiro Takahashi), “Eu Vou Dizer Adeus” (“Sayonara Bye Bye”, de novo Matsuko Mawatari) e “Quando o Sol Brilhar Novamente (A Carta)” (“Taiyou ga Mata Kagayaku Toki”, de Hiro Takahashi).

Carla de Castro aparece na música “Geração de Sonhos” (“Daydream Generation”, de Matsuko Mawatari) e o álbum é produzido por Hans Zeh, que trabalhou em diversas peças publicitárias e álbuns, tendo coordenado os arranjos das versões brasileiras originais dos 1990. Além das músicas versões das japonesas, o projeto inclui quatro faixas autorais: “Céu da Cidade”, “Seguindo Você”, “Cada Anjo” e “Nada Mais”. O projeto disponibiliza várias formas de engajamento, desde pacotes com CD autografado, LP de 180 gramas colorido e autografado, o kit com os dois formatos e ainda um kit com os dois formatos mais acesso para uma live privada com um show de lançamento e entrevista com os envolvidos nas versões. A entrega dos itens está prevista para setembro desse ano.

As versões originais japonesas você encontra no Spotify facilmente, mas se você quiser tem em vinil as versões brasileiras que afagam seu eu interno de 20 anos atrás, somente apoiando esse projeto. Yusuke não conheceu esse outro mundo por querer, mas você pode: o projeto está quase para ser totalmente financiado e se quiser dar aquele empurrão final, clique aqui: https://www.catarse.me/projects/137239/.

William Mathias

William Mathias

William Mathias (@willxx023) é doutorando em Educação pela UERJ, mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio, Historiador, Arquivista e Pedagogo. Além de colecionador de discos de vinil, HQs e games, é professor da educação básica e pesquisador nos grupos de pesquisa “Ser em vibração: estética, psicanálise, linguagem e educação” na UERJ e Laboratório de Ensino de História e Patrimônio Cultural (LEEHPAC) da PUC-Rio.

Deixe um comentário