#TBTDicas de vinil

#TBT – Mono ou estéreo?

Você sabe o que significam essas duas palavras? Se sabe, já se perguntou qual dos dois é melhor?

Sistemas monofônicos e estereofônicos oferecem diferentes experiências de audição. Resumidamente, podemos dizer que mono utiliza um único canal de áudio e estéreo oferece dois. Para ficar mais claro: em mono você vai ouvir a mesma coisa nos dois fones e em estéreo você vai ouvir sons diferentes em cada lado.
⠀⠀
Ambos possuem suas vantagens e desvantagens. O mono, por exemplo, te possibilita ouvir todo o conteúdo em uma única caixa de som. Já o estéreo necessita obrigatoriamente que você tenha duas caixas, já que sons diferentes saem dos canais. Apesar disso, o segundo sistema entrega uma experiência que facilita uma percepção mais clara dos diferentes sons tocados.

Em resumo, não existe um sistema melhor, já que eles não interferem na qualidade do som reproduzido. Em pesquisa realizada na página do Disconversa no Instagram em março de 2019, 73% dos seguidores votantes revelou preferir ouvir música em estéreo enquanto 27% preferiu mono.

A principal justificativa dos fãs pela preferência do estéreo é a profundidade do som, que influencia na forma como percebem os diferentes sons dos instrumentos. Os amantes do mono revelaram gostar de ouvir o mesmo som saindo dos canais. ⠀⠀

Outro ponto interessante revelado pelos seguidores foi seguir a orientação do disco: ouvir os discos mono de forma monofônica e os estéreo em estereofônica.

Particularmente eu gosto da uniformidade do mono, porém cada disco é um caso específico e escuto alguns em estéreo. E você? Tem um sistema preferido?

Postado originalmente em 09/07/2019

Lucas Vieira

Lucas Vieira

Lucas Vieira é jornalista e editor do Disconversa. Além de colecionar discos gosta de videogames antigos e assistir os mesmos filmes mil vezes (em VHS).

Deixe um comentário