Aprenda como comprar LPs pelo Discogs!

Aplicativo de uma das maiores bases de dados sobre música do mundo também possibilita compra de discos

E aí, já catalogou a sua coleção no melhor site/app do mundo discólatra? Se você caiu aqui de paraquedas e não sabe do que eu tô falando pode chegar aqui, o nosso camarada Lucas fez uma super matéria onde explicou sobre o cadastro da coleção e a lista de desejos (wantlist), grandes funcionalidades da ferramenta!

Mas e agora? Tá querendo comprar aquele disco que você colocou na wantlist? Vem comigo que eu explico!


Encontrando o disco

Nosso ponto de partida será a pesquisa pelo disco que você quer. Lá no primeiro post o Lucas já explicou como encontrar o release (edição) específico da sua coleção, mas nesse caso a ideia é dar uma boa olhada em todos os releases do disco.

Para isso basta pesquisar o nome do álbum na barra de busca – às vezes vale a pena adicionar o nome do artista junto. Vamos exemplificar com o Acabou Chorare, um disco que tem 25 releases diferentes – entre LPs, CDs e cassete – até agora. Ao escrever o nome do disco na barra o ideal é clicar na seleção com (todas as versões), e pronto, você vai direto para a página master do álbum!

Disconversa, e agora o que eu faço? A página master pode parecer um bicho de 7 cabeças pra quem ainda não tá acostumado com a plataforma, mas calma! Tudo o que você precisa fazer é clicar nos discos que estão à venda. No momento do print temos 101 unidades de Acabou Chorare disponíveis. Vamos garimpar?

Agora vem uma das partes que eu acho mais incríveis do Discogs, que é a possibilidade de filtrar exatamente o que você quer! Se não der pra filtrar é porque provavelmente o que você quer não existe (rs). Na coluna lateral esquerda temos vários parâmeros, são eles:

Moeda: aqui você pode escolher em qual moeda pretende pagar, as principais são nessa ordem EUR (euro), USD (dólar), GBP (libra esterlina) e BRL (real). Não costumo marcar essa opção, já que o PayPal faz a conversão pra sua moeda local na hora do pagamento, mas vale a pena ficar de olho nas taxas do seu cartão de crédito;

Genre e Estilo: aqui você pode filtrar pelo gênero (classificação mais geral) e estilo (classificação mais específica) do álbum. Esses são outros campos que não costumo usar quando vou comprar, já que se você está na página do disco que quer não tem motivo para filtrar isso;

Formato: esse, junto com a descrição do formato e a condição da mídia são o grande pulo do gato nesse sistema de filtragem! Aqui você escolhe os formatos disponíveis, no caso do nosso Acabou Chorare temos vinil, CD e cassete;

Descrição Do Formato: caso você queira ser mais específico na sua busca vale a pena usar esse campo, aqui estão todas as características de cada release, por exemplo mono, estéreo, reissue (relançamento), etc;

Condição Da Mídia: importantíssimo! Aqui você filtra pelo estado do disco. Normalmente começo por VG+, passo pra NM, M, e se ainda estiver muito salgado vou para VG. Não tem nem ideia do que eu tô falando? Cola no nosso post explicando isso!

Ano: como o próprio nome diz, aqui é a data de lançamento do disco. Normalmente não marco esse filtro, mas vale a pena caso você esteja atrás de uma prensagem específica;

Mais Filtros: aqui você consegue filtrar se o disco tem uma amostra de áudio no anúncio, se o vendedor permite fazer uma oferta abaixo do valor anunciado, de onde o disco é enviado e também filtrar quem é o vendedor.

os prints foram colocados lado a lado para melhor visualização

Encontrei o disco, e agora?

Agora temos 5 pontos interessantes para observar!

  1. A prensagem do disco – já falamos sobre isso antes, mas vale dar aquela conferida, nesse exemplo selecionei um LP, reedição de 180 gramas da Polysom;
  2. O estado da mídia e da capa – nesse exemplo é um M/M;
  3. Observações – esse é um campo de livre preenchimento para quem está vendendo, mas muita gente escreve informações adicionais sobre o disco ali, inclusive links externos com fotos e vídeos;
  4. Informações sobre a loja – na ordem temos o nome da loja, a reputação dela (vale a pena clicar nas avaliações e dar uma lida nas experiências anteriores de outros compradores e compradoras!), e de onde será enviado o disco;
  5. O preço do frete – algumas lojas configuram um preço automático para frete de acordo com a sua localização, muitas delas tem a política de envio escrita, basta clicar no +envio, e poucas delas não falam nada sobre isso, no caso de não ter nenhum informação vale a pena enviar uma mensagem. Lembre-se de usar inglês para lojistas de fora do país, pode ser um google tradutor mesmo, a galera de lá é bem compreensiva com isso!

Pedido e pagamento

Agora que você já sabe qual disco vai comprar vamos ao pedido. Se você ainda não tiver adicionado o seu endereço basta clicar aqui para configurar isso. Algumas lojas aceitam pagamento em cartão de crédito e dinheiro, mas quase todo mundo aceita PayPal, além de ser um meio de usar seu cartão de crédito de forma segura na internet, é o meio de pagamento mais comum na plataforma, recomendo fortemente que faça uma conta por lá!

Depois de fazer o pedido é só esperar, a loja entrará em contato adicionando o valor de frete, assim você pode fazer o pagamento e esperar pelo seu disco. Normalmente isso não demora muito, o prazo é de 4 dias, se a qualquer momento o vendedor levar mais de 4 dias para responder, você poderá registrar um relatório de vendedor que não está respondendo.

Recomendo escolher algum tipo de frete com rastreio, vale a pena pagar mais por isso!

O feedback é opcional, mas é legal que registre algo após o recebimento do item, para que outros compradores possam se beneficiar da sua experiência. É importante lembrar que, quando o feedback é deixado, ele se torna parte permanente do perfil do usuário.

Você deve sempre tentar resolver qualquer problema com o vendedor antes de deixar o feedback – a maioria dos problemas pode ser resolvida através de uma boa comunicação.


E é isso! Pode parecer complicado, mas não é, depois da primeira compra você já pega o jeito e já vai estar pensando na próxima!

Vitor Silveira

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.

One thought on “Aprenda como comprar LPs pelo Discogs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *