Matérias

Discogs – Catalogue seus discos na quarentena!

Aplicativo de uma das maiores bases de dados sobre música do mundo também possibilita compra, venda e consulta de milhares de LPs

Você já ouviu todos os seus discos na quarentena? Sendo sim ou não a resposta, você já deve estar levemente cansado de mexer sempre nos mesmos LPs, nas mesmas capas e de ouvir as mesmas músicas. Mesmo assim, você não deve sair do seu isolamento social e se quiser discos novos deve comprar de casa, de forma segura – e a gente já explicou no nosso guia várias formas de fazer isso.

Então que tal, mesmo talvez enjoado, você passar mais tempo com os seus discos, catalogando eles no aplicativo do Discogs, uma das maiores bases de dados sobre música do mundo?

Chega um ponto na vida do colecionador em que seu acervo começa a crescer, crescer e crescer. Como diz uma amiga, “memória boa é coisa de gente à toa”. Portanto, em algum momento você não vai lembrar de cabeça todos os LPs que tem. Por essas e outras que você descobrirá que o aplicativo do Discogs é um dos seus maiores aliados.

Originado do site de mesmo nome, o app gratuito (em inglês) funciona como rede social, catalogador, serve para consultas de títulos, possibilita a criação de uma lista de desejos e ainda tem uma área de compra e venda. Ele está disponível para Android e iOS.

Uma dica super importante é ter o Discogs sempre no seu celular. Além de servir para você não se atrapalhar e comprar o mesmo disco duas vezes, ou ainda para mostrar de forma rápida suas bolachas para um amigo, é uma fonte de informação precisa para descobrir, na hora da compra, se está pagando um valor “justo” no LP, baseado nas vendas realizadas em seu marketplace. Como o próprio mercado de usados não tem uma ciência exata para a precificação, as estimativas do Discogs seguem sendo uma boa base. 

Vamos conhecer um pouco dos recursos e como usar o aplicativo:

Começando

Ao instalar o aplicativo, um breve tutorial será exibido. Caso você não tenha uma conta, é só seguir o passo a passo intuitivo do app para se cadastrar (em “Create Account”). Se já for registrado no site, basta usar a mesma conta que acessa pelo navegador clicando em “Sign into Discogs”. Você pode se cadastrar com a conta do Facebook ou Google também. Confirme seu e-mail através do link que o site enviar e vamos lá! 

Home e visão geral

Na home do aplicativo ficam seus principais dados: foto, localização, valor estimado da coleção, uma prévia o seu acervo e lista de desejos, além das abas com listas, compras e vendas e contribuições. O menu superior exibe os símbolos do marketplace, mensagens, busca e outras opções (que incluem sincronização da conta, configurações e a opção de compartilhar o perfil de forma externa). A foto de perfil só pode ser adicionada através do site, fora do app.

No menu lateral você pode encontrar as principais funções. Além das já comentadas, aparece o Vinyl Hub (que localiza lojas de discos cadastradas nas proximidades, baseado na sua localização), as configurações, o serviço de ajuda e o Explore, onde você pode ver os lançamentos mais comentados do momento (“Trending Releases”) e encontrar álbuns por elementos como mais procurados (“Most Wanted”), lojas próximas (“Nearby Shops”) ou mais colecionados (“Most Collected”). Há também como explorar por gêneros musicais.

Collection

Aqui ficam os discos registrados na sua coleção. Para fazer esse processo basta digitar o número de registro do LP (normalmente impresso no canto superior direito da contracapa) na área de busca e, em seguida clicar no botão de adicionar à coleção (add to collection). O aplicativo possibilita adicionar o estado da capa e da mídia segundo os padrões internacionais de capa e mídia, além de anotações sobre a sua cópia. Nas anotações você pode escrever, por exemplo, se há algum risco na capa, se está autografado ou se está sem o encarte. Também é possível encontrar um disco através de escaneamento de código de barras ou digitando seu título. Porém, através do número fica mais preciso descobrir qual a edição e país de origem do seu LP.

Como o site é colaborativo, pode acontecer de você comprar um LP e aquela edição não ter sido registrada ainda. Caso aconteça, é possível cadastrá-lo no site do Discogs com informações que estarão inclusas na mídia e capa do disco. Normalmente, quando o vinil não aparece na busca, uma mensagem do app te encaminha direto para a área do site em que você pode registrar um novo álbum.

Se você for daquelas pessoas muito exigentes com a catalogação, você ainda pode criar pastas específicas, para separar discos por gênero, por exemplo. Basta clicar no símbolo ao lado da opção de buscas, ir em “Manage Folders” e escolher a opção “Create new Folder”.

Wantlist

A lista de desejos do Discogs serve para você adicionar os vinis que deseja comprar. É um momento delicioso tirar um álbum da Wantlist e adicioná-lo à coleção. É possível incluir as gravações aqui da mesma forma que expliquei sobre a aba collection, porém, caso você não seja um colecionador muito exigente e queira uma edição exata do LP que deseja, adicione qualquer versão apenas para ter ali como referência – é como faço.

Basicamente esse é um jeito de usar o Discogs que vai facilitar bastante sua vida de colecionador, tanto para catalogar quanto para adquirir novos LPs. Em breve faremos a segunda parte do texto explicando como comprar e vender através do app e como utilizar outros desses recursos, como o Vinyl Hub e o Explore. 

Lucas Vieira

Lucas Vieira

Lucas Vieira é jornalista e editor do Disconversa. Além de colecionar discos gosta de videogames antigos e assistir os mesmos filmes mil vezes (em VHS).

3 comentários sobre “Discogs – Catalogue seus discos na quarentena!

Deixe um comentário