In-Edit Brasil chega a 13ª edição na próxima quarta-feira, dia 16/06

A 13ª edição do festival de documentários musicais In-Edit Brasil começa na próxima quarta, dia 16/06, e vai até o dia 27/06! Este ano, o festival traz mais de 50 títulos nacionais e internacionais, debates, shows e uma masterclass.

Todos os filmes do Panorama Brasileiro, os debates e os shows desta edição terão acesso gratuito através do site, da plataforma e das redes sociais do festival. O acesso aos filmes do Panorama Mundial terão custo simbólico de R$ 3,00.

Como já aconteceu na edição de 2020, toda a receita arrecadada este ano será revertida em prol de projetos sociais de amparo a pessoas especialmente afetadas pela pandemia.

O grande homenageado desta edição é o diretor D.A. Pennebacker, um dos pioneiros do “Cinema Direto”. O festival apresenta dois clássicos da fase musical do cineasta, o lendário “Dont Look Back” (1967), sobre a turnê inglesa de Bob Dylan, e “Monterey Pop” (1968), além de curtas metragens pouco conhecidos do diretor. E convida para um bate-papo virtual a premiada diretora Chris Hegedus, sua viúva e parceira artística, para falar sobre a carreira e obra do diretor.

Photo by Sonia Moskowitz/Pennebaker Hegedus/Kobal/Shutterstock. D.A. Pennebaker, Chris Hegedus The War Room – 1993

O festival celebra mais um ano com uma notável safra de documentários musicais no Panorama Brasileiro, que se divide em Competição NacionalMostra Brasil Curtas Brasileiros, entre vozes, guitarras, violões, tambores e outros instrumentos. Já no Panorama Mundial, o festival traz títulos inéditos, sobre artistas contemporâneos e que marcaram a música internacional das últimas décadas

Programação Paralela conta com debates com convidados nacionais e internacionais, uma masterclass como cineasta Marcelo Machado, e shows inéditos, concebidos em diálogo com os filmes da programação, com a participação de artistas como Alzira EDJ Hum, a banda Made in Brazil, o grupo Gritando HC, além de uma homenagem musical ao maestro e compositor José Siqueira.

O Festiva acontece de forma online, alcançando todo território nacional. Parte da programação estará disponível também na plataforma do Sesc Digital e no canal Tamanduá com acesso gratuito. A partir de 28 de junho até 28 de setembro, 11 títulos do Panorama Brasileiro ficarão disponíveis na Spcine Play também com acesso gratuito.

A Cerimônia de Abertura acontece no dia 16/06, quarta-feira, às 20h, de forma online, com a presença dos diretores e convidados. O evento será transmitido pelas redes sociais do festival (cerimônia de abertura), seguido da sessão especial do aguardado documentário “Moby Doc” na plataforma de exibição do festival: br.in-edit.tv!

Confira aqui a programação completa do In-Edit Brasil!

Vitor Silveira
Últimos posts por Vitor Silveira (exibir todos)

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.

Deixe um comentário