Matérias

Música e Astrologia

Créditos: Reprodução

Há quem goste, há quem desgoste e há quem não dê a mínima. Mas não dá pra negar que a Astrologia tá aí, mais popular que nunca, seja enlouquecendo a galera que se desespera com o Mercúrio retrógrado, seja fazendo os céticos revirarem os olhos comparando astrólogos à terraplanistas.
Bem, a ideia aqui é descontrair e unir Música e Astrologia. Cada pessoa é única e muito mais complexa do que seu dito Signo Solar, por isso a intenção do texto é tentar entender melhor cada signo através de alguns artistas e suas músicas.

Então vamos ao que interessa.


ÁRIES
É o signo dos inícios, o ímpeto de fazer, chutar a porta e tomar a frente. É a pressa, a luta, a ação. Áries é regido por Marte, vai pra cima e não tem medo de brigar, por isso a fama de esquentado e pavio curto. Traz uma energia combativa, de coragem pra bater de cabeça se for preciso e atingir os objetivos. É Roberto Carlos afirmando que é terrível e não tem medo do perigo, Chorão entoando dias de luta, dias de glória. É Elton John afrontosíssimo dizendo que apesar de tudo continua de pé e melhor do que nunca. É Anitta dando um tiro certo em você e no mercado musical. E eles não vão ter muita paciência pois, como diria Cazuza, o tempo não para e Renato Russo endossa o coro nos orientando a ir sempre em frente, não há tempo a perder.

Vale citar também:

Jorge Ben Jor – Minha teimosia uma arma pra te conquistar
Lady Gaga – Merry the night


TOURO
Aqui temos um signo perseverante e resistente que não vai ter problema em ralar pra manter o que quer. O que você chama de teimosia, pra eles é persistência. Hebert Vianna exemplifica bem isso em Lanterna dos Afogados, onde apesar de tudo, ele tá lá esperando. Billy Joel também vem dar um ótimo conselho em Vienna: vá com calma, ou você vai acabar desistindo no meio do caminho. Touro é um signo regido por Vênus, então ele vai gostar de usufruir do conforto e do que a vida pode oferecer de bom. Seja comida, seja sexo, seja uma cama boa pra ficar de preguiça. É muito prático e sensorial, por isso a fama de guloso. Isso fica bem nítido quando ouvimos Caymmi falar das belezas e delícias da Bahia ou Beth Carvalho exaltar uma boa goiabada cascão.

Vale citar também:
Mano Brown – A vida é um desafio
Lizzo – Jerome


GÊMEOS
Dá pra ter um texto inteiro só pra elencar e exaltar ótimos letristas geminianos. Com um destaque especial pra Rappers. Andre 3000, Tupac, Lauryn Hill, Kanye West, Kendric Lamar… só pra citar alguns. É um signo regido por Mercúrio, como muito bem coloca Black Allien na autoexplicativa Guerrilha Verbal: “Mercúrio minha terra natal”. Aqui a comunicação e a troca estão no seu campo de domínio. Eles falam de tudo um pouco, pro bem ou pro mal. Djonga deixa bem claro que sua língua é uma Bazuca. Às vezes você fica fascinado, outras confuso porque é difícil acompanhar a rapidez com que assimilam e comunicam as coisas. Morrissey manda o papo: a natureza é uma linguagem. Gêmeos sabe bem disso.

Vale citar também:
Chico Buarque – Agora falando sério
Prince – Controversy


CÂNCER
Câncer é o signo do aconchego de um abraço de vó. Câncer é família com todas as delícias e seus dramas. Só pra se ter uma ideia, muitos integrantes dos Novos Baianos eram cancerianos. Moraes Moreira, Pedro Boca de Cantor… Baby tem uma canção intitulada “canceriana” pra explicar bem isso tudo. Câncer são nossas lembranças, nossa memória, nosso riso, nosso choro. Não à toa, Marisa Monte tem uma música só pra falar que ainda lembra. E como lembra. É um signo que valoriza muito as lembranças. Gil, sozinho, canta ao luar que apesar de ter saudade, ela não o faz chorar. Câncer é olhar pra dentro, é onde nos sentimos em casa, o útero, a mãe. Câncer é Elza nos dizendo que Deus é mulher e é a mulher do fim do mundo.

Vale citar também:
João Bosco – Onde estiver
Cyndi Lauper – Time after Time


LEÃO
É o signo regido pelo Sol, que representa nosso orgulho, nosso ego. É Candeia e sua Luz da Inspiração. A fama de vaidoso e gostar de aparecer vem do fato de que quando perde a mão, pode ser arrogante e narcisista. Alguns podem entender errado Mick Jagger cantando que Deus deu tudo pra ele. Mas eles sabem o próprio valor e querem que você saiba o seu. Leão é generoso, ele brilha e inspira todo mundo a brilhar junto. É Caetano dizendo que existe alguém em nós que brilha mais do que milhões de sóis. É Mika nos dizendo que todos somos ouro. É Madonna te lembrando que não se deve aceitar nada menos do que o melhor.

Vale citar também:
Ney Matogrosso – Aquela Fera
Whitney Houston – Queen of The Night


VIRGEM
Chega pra arrumar a bagunça, pois no caos ninguém vive. Traz prática, método, rotina. Separa o joio do trigo. Vê os detalhes. É Arlindo Cruz e Sombrinha percebendo que algo já não funciona, mas que há de se achar o tom certo porque o show tem que continuar. Tem fama de ser chato e crítico, mas sem organização nada anda. Só que nada supera as críticas e cobranças que eles impõem sobre eles mesmos: em Criminal, Fionna Apple se sente suja e criminosa por ter errado com alguém. Amy Winehouse canta com um misto de pesar e ironia sua autossabotagem e lembra que ela já tinha avisado que não era boa. Por outro lado, também sabem que se algo precisa ser bem feito, ninguém melhor pra fazer, senão eles mesmos. Totalmente impecáveis, sem falhas, tal qual Beyoncé.

Vale citar também:
Itamar Assunção – Milágrimas
Michael Jackson – Earth Song


LIBRA
É o signo da balança, da ponderação. Busca harmonia e equilíbrio. John Lennon nos mostra isso em Imagine, projetando um mundo onde as pessoas vivem todas em harmonia. Librianos têm fama de indecisos e de ficar sempre em cima do muro porque geralmente não gostam de sentir que estão escolhendo uma coisa em detrimento de outra. Por um lado é bom, pois tentam sempre olhar as coisas com imparcialidade, por outro é ruim porque é impossível agradar todo mundo e cada escolha vai sempre implicar uma renúncia. Além disso, é um signo social, que busca parcerias, alianças. Quer estar com alguém, se conectar. É Tim Maia se lamentando que precisa aprender a ser só. Libra é outro signo regido por Vênus, e como tal quer estar cercado do que é belo e agradável. Não à toa Cartola vai pro jardim chorar e se queixar às rosas.

Vale citar também:
Vinícius de Moraes – Pela Luz dos Olhos Teus
Cardi B – I Like It


ESCORPIÃO
É um signo intenso, onde nada é superficial. Escorpião não quer o que a cabeça pensa, quer o que a alma deseja, tal qual o coração selvagem de Belchior. Não tem jeito, é 8 ou 80. É toda a letra de A Loba cantada por Alcione. É tudo ou nada. Signo regido por Plutão, o senhor das profundezas; não quer o raso, ficar na beirolinha não é com essa galera. Em Reasons, Minnie Riperton deixa claro que as razões da vida dela estão enterradas em lugares profundos. É um signo ligado à morte, à transformação, ao sexo. Fala de tabus, revirar o lodo, expurgar demônios e assim achar a cura. É a Travessia de Milton, É Bnegão te falando que tudo que vai, volta. É o Catra expondo o falso simpático e enaltecendo o sexo em quase toda música que canta. É o K.O. de Pabllo Vittar, com seu amor de quenga e todo aquele sex appeal que nos faz repensar os padrões impostos de sexualidade e gênero.

Vale citar também:
Carlos Dafé – Pra que vou recordar o que chorei
Björk – Venus as a Boy


SAGITÁRIO
Regido por Júpiter, planeta da expansão, da busca de um conhecimento mais profundo, de conhecer outras culturas, novos lugares. É Jimmy Hendrix em Highway Chile, descrevendo uma figura com a guitarra balançando nas costas, de botas sujas que servem como seu Cadillac para andar pelo mundo. Ou Gonzagão em sua vida do viajante. É também do exagero, dos excessos. Em Agito e uso, Angela Rô Rô faz questão de pontuar que é uma moça sem recato, que vira, revira, quebra e tosse. Sagitário muitas vezes não sabe o limite e tira sarro de tudo, inclusive de sua tristeza, como Benito Di Paula confessando que quem o vê sorrindo, não sabe o que ele tem carregado no peito. É um signo que fala o que vem à mente, não tem papas na língua, é verborrágico. É Janelle Monae e Zoe Kravitz em Screwed pouco se lixando pras opiniões e indo juntas zonear o que tiver que zonear. Ou pra ser mais literal ainda, é Ozzy vendo o mundo pegar fogo e convidando todo mundo a perder a linha em Crazy Train.

Vale citar também:
Cassia Eller – 1º de Julho
Jay Z – December 4th


CAPRICÓRNIO
Signo voltado para a construir coisas a longo prazo. Não quer nada fácil, porque sabe que o que vem fácil, vai fácil. Geralmente capricornianos querem pavimentar o próprio caminho para o êxito de forma gradual e sólida. E olha, são duros na queda. Sabem que o topo não é pra principiantes ou corações sensíveis, como bem alerta Sade em Smooth Operator. Glória Groove tá lá, trabalhando pra prosperar, e ver a ascensão do seu império. Possuem fama de sovina, porque sabem que quem poupa, lá na frente sempre tem. Aceite o concelho de Karol Conká: Quem é ligeiro investe, não só fala também veste. Capricórnio é regido por Saturno, o senhor do tempo, o pai rigoroso que ensina pela limitação, pela restrição. Aquele que fica à espreita, e nos fala coisas sem sentido, como já dizia Bowie. E tempo demanda paciência, tudo tem a hora certa pra acontecer.

Vale citar também:
Rita Lee – Pagu
Janis Joplin – Mercedez Benz


AQUÁRIO
Os rebeldes, os originais, os do contra. Djavan já avisa: “não traço, não sigo, não sou obrigado”. Se for pra fazer igual, prefere não fazer. Marcão Baixada anuncia: vai fazer aquilo que não esperam. Aquário traz o novo, o futuro, pensa fora da caixa. É Pepeu Gomes lá atrás cantando que é masculino e feminino. Possuem a fama de frios e distantes, como Alice Cooper gosta de frisar, dizendo que nunca chora e que seu coração é uma pedra. Só pose. Bom, verdade seja dita, na maioria das vezes eles realmente conseguem ter um distanciamento porque tendem a olhar tudo por uma ótica racional. Mas é uma galera humanitária, que se une em prol do social, como Bob Marley convidando todos a se emancipar das prisões mentais e cantar com ele canções de redenção e liberdade. Acontece que eles prezam demais por sua individualidade; Dominguinhos já deixou claro: “quem me levará sou eu, quem regressará sou eu”.

Vale citar também:
Lenine – Hoje eu quero sair só
Shakira – Gypsy


PEIXES
O último signo do zodíaco. A transcendência, o fim do ciclo. Da lama ao caos, do caos à lama, como bem colocou Chico Science. O signo que é um pouco de todos, sem ser nenhum. É o signo dos sonhos, da intuição, do subjetivo, das ilusões. Aqui a lógica é lúdica, metafórica. O grande desafio de peixes é permanecer e encarar a realidade; qualquer refúgio fora dela parece tentador. Tipo Kurt Cobain convidando pra chapar e voar pelas nuvens em Dumb. Ou Jorge Aragão confessando que se tivesse o dom de fugir pra qualquer lugar, ia feito um pé de vento. É também um signo que entende, se preocupa, tem empatia até demais, e isso muitas vezes é entendido errado. Rihanna desabafa no início de FourFiveSeconds que sua bondade é sempre confundida com fraqueza. Seu lado bom é que é um signo que crê, tem esperança e se permite sonhar.

Vale citar também:
Elis Regina – Alô, alô, Marciano
Erykah Badu – Didn’t Cha Know

Abaixo deixo o link do meu perfil no Spotify com playlists que fiz para cada signo do zodíaco, sendo uma com artistas nacionais e outra internacionais.

https://open.spotify.com/user/0y031m3qmevt92re6mipw4mae?si=S-iiJauVRJiVi4_n6P7jKw


Carolina Alves
Últimos posts por Carolina Alves (exibir todos)

Carolina Alves

Carol é bibliotecária por ocupação e mística por vocação. Amante de um bom vinho e entusiasta de todo o universo esotérico, estuda astrologia há 4 anos. Gosta de ouvir um bom pop farofeiro, indie rock e sambas Santos.

2 comentários sobre “Música e Astrologia

Deixe um comentário