Ondas Sísmicas – O primeiro livro a se dedicar exclusivamente às cantoras contemporâneas do Brasil precisa do seu apoio!

Quantas artistas brasileiras você conhece? Quais estão nas suas playlists?

Ondas Sísmicas: 90 discos de cantoras brasileiras do século 21 é o mais abrangente documento a se dedicar exclusivamente à música feita por mulheres em nosso país. Em formato de guia, o livro elenca os álbuns essenciais lançados entre 2003 e 2020, num rico e variado apanhado, em textos repletos de informação e dicas de por onde começar a ouvi-las. No livro estão reunidas cantoras de todas as regiões brasileiras, sejam elas cisgêneras ou transgêneras, brancas ou pretas, gordas ou magras, periféricas ou privilegiadas, e que passeiam pelos mais diversos gêneros musicais.

O livro está em financiamento coletivo no Catarse, garanta já a sua cópia!

Escrito por Gabriel Bernini, que além de colaborador aqui do Disconversa, é publicitário e pesquisador musical. Nos últimos anos ele vem se dedicando a garimpar e a catalogar o trabalho de cantoras de todo o Brasil. Gabriel também é o criador da comunidade AMIGUES DO VINIL, grupo do Facebook que busca ser um espaço de convivência e acolhimento a colecionadores LGBTQIA+, mulheres e todas as pessoas que ainda se sentem oprimidas, desmerecidas ou isoladas pelo machismo que ainda infelizmente domina o universo do vinil. Criado no ano passado, o grupo reúne mais de 1,2 mil pessoas e levanta bandeiras de inclusão e de combate ao inflacionismo do mercado de discos. Ondas Sísmicas: 90 discos de cantoras brasileiras do século 21 é o o primeiro livro de Gabriel.

Ondas Sísmicas é ilustrado por Lola Nankin (@lolanankin), ilustradora argentina que mora no Brasil há 18 anos. E será lançado pela Barbante (@editorabarbante), editora independente sediada em Curitiba que faz livros sobre música e fotografia.

Além do livro, apoiando o lançamento do livro você pode adquirir uma série de recompensas especiais para os fãs da música brasileira. São mimos como postais, um pin metálico exclusivo e alguns itens gentilmente cedidos por algumas das cantoras retratadas no livro.

Não demore para garantir a sua cópia, as recompensas são limitadas!

Vitor Silveira
Últimos posts por Vitor Silveira (exibir todos)

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.

One thought on “Ondas Sísmicas – O primeiro livro a se dedicar exclusivamente às cantoras contemporâneas do Brasil precisa do seu apoio!

Deixe um comentário