#TBT – Quais as vantagens do disco de 180 gramas?
Vemos o tempo todo os lançamentos serem anunciados com a informação de que são vinis de 180 gramas. Você sabe quais são as vantagens dessa gramatura?⠀
⠀
Durante o século XX, em que o vinil foi a principal forma de ouvir música em sua segunda metade, os discos de 33 rotações eram prensados em no máximo 140 gramas. Com a criação das edições de discos voltadas para audiófilos e edições de luxo para colecionadores surgiram vinis mais pesados, com gramaturas que chegam até a 200 gramas. Porém, no mundo e principalmente no Brasil, as bolachas de 180 gramas tornaram-se as mais comuns na hora da prensagem.
Quem pensa que o peso desses vinis influencia na qualidade do som se engana. A verdade é que não há alteração nesse sentido, pois a norma métrica de corte de LPs não varia de acordo com sua gramatura. Logo, um LP original com 90g pode ter um som tão bom ou melhor que um de 180g. Como o mesmo padrão de modulagem e corte é aplicado indiferente do peso, os gramas excedentes nos mais pesados não chegam a ter contato com a agulha, sendo, nessa função, indiferentes. A qualidade do som de um disco depende principalmente das gravações originais utilizadas em sua masterização, assim como os equipamentos usados e a qualidade desse processo.
Mas um disco vai além do som. O disco de 180 gramas oferece várias vantagens em relação a discos mais leves. A estabilidade é uma delas. Um vinil mais pesado irá propiciar uma melhor plataforma para o toca-discos. Um isolamento de vibrações que pode prejudicar o som é garantido por essa estabilidade. Assim, prensagens de boas qualidades feitas nessa gramatura tem menor possibilidade de fazer a agulhar pular ou agarrar em um sulco.
⠀
O disco com peso superior a 140 gramas também tem maior durabilidade. Há maior resistência a danos que podem ser causados por manuseio e também é mais difícil quebrar ou empenar um disco de gramatura alta. Ainda sobre a experiência tátil, um vinil mais robusto é feito também para ter um caráter mais luxuoso, ser um disco com mais status e atrair o eventual comprador na hora da venda.
Publicado originalmente em 06/12/18
- Texuga lança EP com canções de “Escárnio e Maldizer” - 28 de julho de 2023
- Entrevista – O Grito fala sobre seu novo single, “Tá Todo Mundo Ficando Frito” - 21 de outubro de 2022
- Elifas Andreato, autor de capas históricas da MPB, morre aos 76 anos - 29 de março de 2022
Pingback: Igbá, compilação do Metá Metá, é lançada em LP - Disconversa