#TBT – Quatro perguntas para Arrigo Barnabé
Expoente da Vanguarda Paulista falou com exclusividade para o Disconversa sobre quadrinhos, suas maiores influências e, claro, LPs!
Arrigo é um artista ímpar, um dos principais nomes do coletivo que ficou conhecido como Vanguarda Paulista na década de 1980. Ao lado do Grupo Rumo, de Itamar Assumpção e outros artistas de São Paulo, o autor de Clara Crocodilo (1980) criou uma obra que busca apresentar novos caminhos para a música popular brasileira, unindo a linguagem das histórias em quadrinhos e elementos da música erudita com a canção.
– Seus álbuns, sobretudo os dois primeiros, contam histórias e os quadrinhos são muito citados como influências suas. Qual HQ você gostaria de transformar em um disco?
⠀
O Luiz Gê tem várias histórias que eu gostaria de musicar. Uma sobre um tatu bola que é uma nave espacial, outra em que a estátua do Borba Gato (na Avenida Santo Amaro) e o Monumento Às Bandeiras (Ibirapuera), ambas em São Paulo, ganham vida, entre outras.
– Se Clara Crocodilo recebesse uma reedição especial em vinil quais conteúdos extras você gostaria de incluir nela?
⠀
Acho que não daria pra incluir nada. Talvez a gravação do Caetano Veloso cantando “Janete”, uma música que compus para a trilha do filme de mesmo nome (1983) do Chico Botelho.
– Qual disco da sua carreira você gostaria que recebesse uma atenção maior do seu público, fosse mais ouvido? Por qual motivo?
⠀
Gigante Negão (1998), foi gravado ao vivo em fita K7. É no mínimo uma preciosidade.
– Se você fosse para uma ilha deserta e só pudesse levar quatro discos, quais seriam?
⠀
Matthäus-Passion (1970, Nikolaus Harnoncourt); Vingt Regards Sur L’Enfant Jésus (1956, Olivier Messiaen) ; Amoroso (1977, João Gilberto) e Araçá Azul (1973, Caetano Veloso).
Publicado originalmente em 14/01/2020
- Texuga lança EP com canções de “Escárnio e Maldizer” - 28 de julho de 2023
- Entrevista – O Grito fala sobre seu novo single, “Tá Todo Mundo Ficando Frito” - 21 de outubro de 2022
- Elifas Andreato, autor de capas históricas da MPB, morre aos 76 anos - 29 de março de 2022