MatériasO Guia do DiscólatraO Guia do Discólatra

Guia do Discólatra #06 – Como lavo meus discos?

Agora que você já aprendeu algumas dicas básicas para começar a comprar seus discos na edição anterior, é preciso limpar os vinis, afinal, a poeira, o mofo e outras impurezas vão atrapalhar a sua audição e podem causar danos terríveis à sua agulha. Nesse texto, ensino um método básico para limpar as suas bolachas que será muito eficiente. Lembre-se: É indispensável lavar um LP usado assim que for comprado, a não ser que ele já esteja completamente limpo.

Materiais

Uma fonte de água corrente (de preferência uma torneira)

Detergente neutro sem glicerina

Uma camisa ou pano 100% algodão

Plásticos novos

Um ventilador (opcional)

Lavando o LP

Abra a água com pouca pressão e molhe o primeiro lado do disco, deixando cair bastante água. Evite que a água pingue no rótulo, porém dificilmente este será prejudicado por algumas gotas. Caso prefira, você pode fazer um protetor para o selo, conforme o tutorial abaixo:

Depois de molhar o primeiro lado, coloque um pouco de detergente na ponta dos dedos médio e indicador. Passe o detergente suavemente em movimentos circulares sobre o disco, evitando encostar no rótulo. Repita três vezes ou mais, enquanto houver resíduos.

Em seguida, abra mais uma vez a fonte e deixe cair água sobre o disco até que o detergente seja totalmente retirado. Repita o mesmo procedimento no segundo lado do LP.

Após o disco estar limpo, seque o vinil  com o pano, apertando levemente para absorver a água. Depois, passe o tecido sobre o disco até que ele esteja quase completamente seco. Evite passar o pano sobre o rótulo.

Quando apenas o rótulo estiver com sinais de umidade, coloque o vinil sobre o plástico interno em que irá guardá-lo. Apoie o plástico em uma superfície plana e em local arejado. Apesar de não ser necessário, ligar um ventilador no ambiente acelera o processo de secagem, mas lembre-se de que ele precisa estar limpo, para não lançar poeira sobre o vinil. Repita o processo no outro lado do LP.

Assim que o seu disco estiver completamente seco você poderá colocá-lo na vitrola ou então guardá-lo na capa dentro do plástico novo – Nunca em um plástico usado.

A indispensável escova antiestática

Apesar de não substituir nenhuma das formas de limpeza dos LPs, a escova antiestática é essencial para a conservação dos seus vinis. Com preço aproximado de R$70, ela ajuda a tirar a poeira superficial que seu disco pode acumular durante a execução. E, como o nome diz, ela elimina ruídos causados pela estática que podem ser percebidos ao longo de toda audição. Seu uso é simples, basta encostá-la sobre o disco enquanto ele gira no prato (com o braço no descanso), sem fazer força, e deixá-la sobre a bolacha durante algumas voltas. Use-a sempre antes e depois de tocar a LP.

Considerações finais

Há diversas maneiras de limpar o seu vinil. Essa é apenas uma delas e há diversas outras alternativas, como usar outros materiais e até equipamentos, como as máquinas PHK ou o Vinyl Cleaner. Porém, a forma apresentada aqui é rápida, eficiente e simples, e funciona na maioria dos casos.

Lucas Vieira

Lucas Vieira

Lucas Vieira é jornalista e editor do Disconversa. Além de colecionar discos gosta de videogames antigos e assistir os mesmos filmes mil vezes (em VHS).

Deixe um comentário