Quanta música existe no discogs?

Reprodução Discogs

No último dia 07/03, o Discogs anunciou que chegou a notável marca de 15 milhões de lançamentos adicionados a sua base de dados – releases no original, mas vamos adotar o termo lançamentos aqui, ok?. Isso é muita música, mas o que isso significa de fato? Quanta música são 15 milhões de lançamentos?

Mais de 12 milhões desses lançamentos são nos formatos vinil, CD e cassete, alguns outros 3 milhões em formatos diversos, incluindo lançamentos digitais e formatos raros.

A galera do Discogs usou os seguintes parâmetros para o calculo de cada formato:
○ Álbuns completos (vinil, cassetes e CDs): 40 minutos cada
○ EPs de 12″: 24 minutos cada
○ EPs e maxi-singles (vinil de 10 polegadas, cassetes e CDs): 20 minutos cada
○ EPs e singles de 7″ (vinil, cassetes e CDs): 10 minutos cada

Totalizando mais de 345.522.310 minutos de música, o que significa que levaria 657 anos para ouvir cada lançamento

São 327 anos para escutar cada lançamento feito em vinil, 266 anos para escutar os lançamentos feitos em CD e 63 anos para escutar cada lançamento feito em cassete!

Quer calcular quanto tempo levaria para ouvir sua coleção? Use esta fórmula simples:

Quantidade de cada formato em sua coleção X tempos de execução médios listados acima
Se eu tenho 500 álbuns em 12″, então levaria 500 (álbuns) x 40 (minutos), totalizando 20.000 minutos de música!

Some todos os números de cada formato em sua coleção. Se o total for inferior a 525.600 minutos, divida o valor por 1.440 para saber quantos dias seriam necessários para ouvir. Se o número for maior que 525.600, divida o valor por 525.600 para determinar quantos anos levaria para ouvir sua coleção.


Esse texto foi adaptado do Discogs Blog, lá você encontra mais dados sobre os 15 milhões da lançamentos catalogados. E aqui você encontra todas as nossas matérias sobre a maior base de dados de discos do mundo!

Vitor Silveira
Últimos posts por Vitor Silveira (exibir todos)

Vitor Silveira

Vitor Silveira, é graduado em Biblioteconomia pela UFRJ, e também tem formação técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Atualmente divide a vida entre pesquisas em Humanidades Digitais e o portal Disconversa, onde contribui como editor, colunista e webmaster, assim como produtor e editor de áudio no Disconversando. Entre opiniões polêmicas e informações obscuras, enxerga em um disco do Cartola a mesma beleza que no Metal Machine Music do Lou Reed.