As capas de Andy Warhol
O capista de hoje quase que dispensa apresentações, né? Um dos nomes mais importantes da arte no século XX, Warhol mudou os caminhos do mundo artístico a partir da década de 1960.
Andy Warhol (1928-1987) foi o maior nome do movimento artístico conhecido como Pop Art. Sua proposta era transformar a cultura popular de massas em arte. A publicidade e o consumo eram os principais modelos desses artistas. Paisagens e corpos humanos idealizados davam lugar agora a latas de sopa e astros da música, cinema e TV.
A principal técnica utilizada pelo americano foi a serigrafia. Em suas capas de LPs podemos notar essa e outras características comuns em sua obra: saturação de cores, o uso de sua caligrafia, repetição de elementos e a fotografia como base para as pinturas.
No mundo fonográfico, além de ter sido capista, Warhol também foi empresário da banda Velvet Undeground, de quem fez a icônica capa do primeiro álbum com a famosa banana e a frase sugestiva “Peel slowly and see” (“descasque devagar e veja”), que aparece em algumas versões. Essa, assim como a capa de Sticky Fingers (1971, Rolling Stones), com o zíper, foi uma das capas interativas feitas pelo artista, já que era possível realmente descascar a fruta.
- Texuga lança EP com canções de “Escárnio e Maldizer” - 28 de julho de 2023
- Entrevista – O Grito fala sobre seu novo single, “Tá Todo Mundo Ficando Frito” - 21 de outubro de 2022
- Elifas Andreato, autor de capas históricas da MPB, morre aos 76 anos - 29 de março de 2022